abril 25, 2006

"Um filme falado"

(Um filme falado, 2003 - Manoel de Oliveira)
Mãe e filha partem de Lisboa em um cruzeiro rumo a Bombaim, onde o marido/pai - que é aviador civil - espera para que possam curtir umas férias. Ao fazer essa viagem, a mãe - que é professora de história - espera visitar os lugares (França, Itália, Grécia, Egito, Turquia e Iêmen) que conhece "na teoria". Ao responder a todas as perguntas da filha, ela vai dando uma aula sobre as grandes civilizações da humanidade. Em cada parada, novas histórias, novos hóspedes e mais histórias. Tudo corre bem até a parada em Aden. Manoel de Oliveira faz um filme grandioso, sem um "senão" sequer. Texto primoroso, imagens belíssimas, elenco internacional afiado - com destaque para Leonor Silveira e a pequena Filipa de Almeida - e um final de cair o queixo. Sem dúvida alguma, um dos melhores filmes a que já assisti.

9 comentários:

Sweet! disse...

Parabéns pelo blog!

Michel Simões disse...

Assino em baixo, um dos melhores filmes que vi na vida... abraço!

Anônimo disse...

demas, esse site tá dez demais! antes de ir à locadora a gente entra e não erra mais.
você não é só mais um rostinho bonito escondido na internet... rsrsrsrsrs.beijão, amigo.
(e o nível de admiração, só subindo...)

Anônimo disse...

Obrigado, Sweet. Quero te ver mais por aqui então, certo? :)
Beijo

Michel, já tinha ouvido falar demais sobre esse filme, sempre muito bem. E apesar de já conhecer a obra do Manoel de Oliveira, ainda pensava: "Será que é isso tudo mesmo?". Como esse filme não entrou no circuito goianiense, só tive oportunidade de ver agora. E é aquilo tudo que falavam mesmo. Abração.

Taty, bom demais te ver por aqui. Obrigado pelo "dez". E que bom que o Cinedema(i)s está servindo de guia para locações. :P O "rostinho bonito escondido na internet" agradece ruborizado pela visita, pela força e pela admiração. Beijão.

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

Nuno, a cena da "Torre de Babel" mas onde todos se entendem é muito boa mesmo, mas a Leonor Silveira está demais também, rapaz. Abração.

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

Sweet, Michel e Taty, ataquei de "anônimo" no comentário acima para vocês, hehehehe.

Atena disse...

Uau. Que delícia de Blog. Deus do céu, esse Demas é Demais mesmo. Eu adorei. Beijos.

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

Olá, Atena, que bom de receber por essas bandas também. Que bom que você gostou daqui. Volte mais, volte sempre que quiser. Beijo.

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

Wallace, parece que todo mundo concorda com o fato de "Um filme falado" ser um grande filme. Passo depois por lá sim. Abração.