janeiro 23, 2008

Heath Ledger


O primeiro trabalho de Ledger a que assisti foi "O patriota (2000)", do Roland Emmerich. E não gostei. Depois, vi "A última ceia (2001)", do Marc Foster, em que ele faz um suicida. Ali, sua atuação já me chamou a atenção. Mas foi com "O segredo de Brokeback Mountain (2005)" que ele passou para o time dos atores cuja presença no casting me fazem querer ir ao cinema. Tanto pela coragem de abraçar uma personagem polêmica como o cowboy Ennis Del Mar quanto pela atuação brilhante, Ledger tornou-se um dos meus jovens atores preferidos. Depois da obra-prima de Ang Lee, só fui ver o ator australiano outra vez em "Candy (2006)", do Neil Armfield, em que ele interpreta um viciado em heroína. Mais um bom trabalho. Em dezembro de 2007, aproveitei o recesso das festas de fim-de-ano para ver alguns filmes que deixei passar em branco nas telonas e dei uma atualizada na filmografia de Ledger. Vi "Coração de cavaleiro", "Casanova", "Honra & coragem: as quatro plumas" e "Os irmãos Grimm". E confirmei a certeza de estar diante de um talentoso jovem ator. Anteontem, conferi o trailer de "Batman - O cavaleiro das trevas". E não restou dúvida: o filme é do Coringa, é de Heath Ledger.

"Casanova"

(Casanova, 2005 - Lasse Hallström)
Um filme de atores, onde as caracterizações são a alma do que se vê na tela. É isso que o "Casanova" de Hallström é. Assim, a tão conhecida saga de Casanova ganha graça através da atuações de Heath Ledger, Lena Olin, Jeremy Irons, Oliver Platt e Sienna Miller. Claro que ao subverter a lógica da história e colocar uma mulher que resiste às investidas do conquistador, o diretor agregou novidade e frescor ao seu projeto. Em função disso, o interesse vai aumentando à medida que o filme avança. Sem falar do cenário: quase toda a película foi filmada em Veneza, explorando toda o encanto de seus canais, becos e mansões.

"Coração de cavaleiro"

(A knight's tale, 2001 - Brian Helgeland)
Apesar de "A última ceia", a presença de Legder - ainda mais como protagonista - não era suficiente para me levar ao cinema. Assim, essa aventura teen passou batida, apesar dos vários comentários sobre sua trilha sonora, repleta de rock'n'roll, numa história com lutas medievais. Ledger é um simples escudeiro que resolve substituir o mestre cavaleiro numa disputa para ganhar uma grana e não morrer de fome. Como apenas os nobres podiam participar daqueles torneios, ele se faz passar por um deles, com a ajuda de um escritor (Paul Bettany em mais uma excelente interpretação) que forja os documentos que comprovam a descendência do desconhecido cavaleiro. Superação, amor, risos e - claro - muitas batalhas conduzem o filme a um final esperado, mas com algumas surpresas pelo caminho.

"Os irmãos Grimm"

(The brothers Grimm, 2005 - Terry Gilliam)
Na Europa dominada por Napoleão Bonaparte, dois jovens irmãos ganham a vida com truques mirabolantes para "enfrentar" monstros e livrar as aldeias de suas assombrações. O que eles não esperavam é que fossem contratados para combater uma maldição verdadeira, sob a pena de perderem as próprias cabeças. Nas mãos de Gilliam, essa aventura transforma-se numa boa comédia, cheia de referências às origens dos grandes contos-de-fada dos Grimm. Mérito também do timing perfeito dos atores Heath Ledger e Matt Damon e da presença sempre luminosa de Monica Bellucci.

"Honra & coragem: as quatro plumas"

(The four feathers, 2002 - Shekhar Kapur)
Heath Ledger é um dedicado soldado do exército britânico, onde o pai é um militar do alto escalão. Mas quando, no final do século XIX, o jovem é chamado para lutar no Sudão, pede baixa do seu posto. Não é por medo, nem por amor à noiva que vai deixar. Ele simplesmente sabe que sua vocação não está nos campos de batalha. Por essa atitude, recebe quatro plumas brancas - símbolo de covardia - da amada e de três amigos da corporação. O resto do filme é sua jornada desesperada para provar que - ao contrário do que pensavam todos - o que o impelira a desistir das armas não fora a ausência de coragem, mas o respeito aos próprios sentimentos. É uma história que emociona, dirigida com maestria por Shekar Kapur (de "Elizabeth"/1998 e "Elizabeth: a era de ouro"/2007), com belíssimas imagens nas areias do deserto e boas atuações de Ledger, Djimon Hounson e Kate Hudson. É verdade que o final bem hollywoodiano atrapalha um pouquinho, mas sem comprometer.