março 22, 2006

"Cinema, aspirinas e urubus"

(Cinema, aspirinas e urubus, 2005 - Marcelo Gomes)

Um alemão se refugia da Segunda Guerra Mundial vendendo aspirinas no sertão nordestino, onde um sertanejo foge do desemprego, da miséria e da fome. Para um, longe das bombas, tudo é maravilha; para o outro, a seca é que é a destruidora potente. Aliás, os urubus sobrevoando o céu são sinais da morte que ronda por perto. Enquanto sonha em ir para a cidade grande, Ranulpho atravessa o Nordeste ajudando Johann. Suas visões de mundo tão diferentes vão reforçando a amizade que surge para - pouco mais tarde - sofrer um golpe certeiro: o Brasil declara apoio aos aliados e passa a perseguir os alemães que estejam no território nacional. "Cinema, aspirinas e urubus" é simples assim, como são muitas coisas na vida, sem que isso lhes tire a beleza. E ainda conta a seu favor com as atuações brilhantes dos protagonistas, a espontaneidade - que entrega verdade - dos figurantes e a luz estourada, fotografando o sertão de uma maneira tão real, que é quase possível sentir o calor da poltrona do cinema. Ao contar a história do seu tio-avô, Marcelo Gomes fez uma estréia promissora.

6 comentários:

Iris de Oliveira disse...

ÊEEEEEE! você voltou!! bons comentários para filmes bons. Assisti Cinema, aspirinas e urubus, realmente um trabalho significativo, vejo alguns problemas no roteiro mas, a atuação e fotografia são marcantes.
Pântano é um grande filme. ainda não assiti Menina santa, estou com medo desses filmes razoávies.
beijos!
tem coisa nova lá tmb
Iris

Anônimo disse...

Belo filme. Tem uma sinceridade pouco comum ao cinema brasileiro. Que Marcelo Gomes siga carreira fazendo cinema com tamanha alma.

Anônimo disse...

Iris, não tenho tido muito tempo para postar, mas quando sobra algum, estou por aqui. Não vi problemas no roteiro não. A que você se refere? Abração.

Amém, Antonio, amém. Abração.

Sweet! disse...

Conta-me aí: este já tem em dvd?

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

Sweet, acredito que não. Beijo.

Anônimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it 94 vw jetta transmission problems http://www.mercedes8.info/2001-car-wax-safe-clear-coat.html Old toyota land cruiser 1991 suzuki sidekick Maryland jeep dealerships