maio 17, 2006

"Achados e perdidos"

(Achados e perdidos, 2005 - José Joffily)
Prostituta é encontrada morta em seu apartamento e policial que tem um relacionamento com ela é o suspeito número 1. Essa história até consegue nos envolver na primeira meia hora, mas o roteiro frouxo e prevísivel acaba por colocar tudo a perder. Na verdade, o achado do filme é Zezé Polessa, numa interpretação vivaz e convincente, bem diferente da atuação do restante do elenco.

7 comentários:

Anônimo disse...

oi, demas.
vim ver as novidades. e ler seu texto, claro, que eu adoro!

beijo,
Taty

Anônimo disse...

Li o livro de Luiz Alfredo Garcia-Roza. Ainda não vi o filme mas estranhei a decisão do diretor em limar a figura de Espinosa (este sim, o verdadeiro protagonista do livro). Na trama orginal as histórias do detetive, de um menino de rua, uma artista plástica e policiais corruptos são muito mais envolventes do que o relacionamento de Vieira e sua namorada morta.

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

Wallace, é verdade, a produção nacional está em evidência mesmo. Abração.

Taty, receber os amigos é sempre um prazer. Leia, comente, concorde, discorde, faça o que quiser: a casa é sua. Beijo.

Valdeir, não conheço o livro do Garcia-Roza, mas sabia que o protagonista tinha sido suprimido na adaptação para o cinema. Mas isso nem chega a ser o problema do filme. Na primeira parte, o diretor consegue criar um painel interessante mergulhando nas personalidades e universos do Vieira e da Magali: ele, o policial aposentado, desiludido, carente, fugitivo do passado; ela, a prostituta na ativa, inteligente, descolada, apaixonada mas não cega e vivíssima. O problema é que depois de uns 30 minutos, o filme descamba para o policial folhetinesco com tiros, perseguições, etc, etc. E a Flor vivida pela Juliana Knust não segura o tamanho da personagem que tinha nas mãos. Uma pena. Abração.

Anônimo disse...

Interessante como você consegue resumir o que pensa de um filme em tão poucas palavras, isso pra mim é impossível, hehehe.
Interessante seu blog, gostei.
Abraço!!

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

Seja bem-vindo ao Cine Dema(i)s, Phil. Escrever assim foi a maneira que encontrei de manter o blog, uma vez que meu tempo anda para lá de escasso. Abração e volte quando quiser.

Anônimo disse...

Primeira vez que entro no seu blog e gostei muito do resultado obtido por você. Curto e grosso. Sem muitos rodeios. E nem por isso os visitantes deixam de ficar interessados em ver os filmes comentados. Pretendo retornar aqui com mais calma. Abraços do crítico da caverna.

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

Seja bem-vindo, Roberto. A casa é sua. Volte quando quiser. Depois, com tempo, também passo na Caverna.
Abração.