junho 17, 2006

"Nascidos em bordéis"

(Born into brothels: Calcutta's Red Light kids, 2004 - Zana Briski & Ross Kauffman)
Embrenhada no bairro da Luz Vermelha, periferia da cidade de Calcutá, uma fotógrafa esbarra na triste realidade de crianças crescendo no meio da prostituição, das bebidas e das drogas, sem perspectivas de um futuro diferente. Para tentar mudar isso, ela oferece câmeras para um grupo de meninas e meninos e pede que saiam registrando tudo o que virem pela frente. Depois, passa a se reunir com eles para analisar as fotos. As aulas de fotografia revelam um novo mundo para os "nascidos nos bordéis". Mas a educação que lhes bate à porta ainda encontra resistência: a desconfiança das mães, a burocracia do Estado, o preconceito da sociedade... É emocionante e encantador ir acompanhando a dedicação da fotógrafa e o crescimento visível dos seus talentosos aprendizes.


6 comentários:

Iris de Oliveira disse...

sempre desconfio dessas propostas, no entanto. quando a interatividade é sincera o resultado fica maravilhoso mesmo. vou conferir
bj
iris

gonn1000 disse...

Também gostei, não achei excelente mas é um filme sincero, relevante e envolvente.

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

Iris,
veja sim e me conta depois. Terminei de ver o filme ligeiramente emocionado. Achei o resultado bacana.
Beijo

Gonn,
sincero, relevante e envolvente: queria mais? ;)
Abração.

GGUEDES disse...

Robert Sean Leonard está sumido dos filmes. Ele faz uma ponta em THE I INSIDE. Mas, pelo o que soube, ele está em uma série de grande sucesso nos EUA. Posso linkar o teu blog?
Beijos e namarië,
Gal

GGUEDES disse...

Demas,
THE I INSIDE, em português ficou O TERCEIRO OLHO. Não é um bom filme. Ele tenta ser DONNIE DARKO, mas nem chega perto.
Beijos e namarië.

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

Gal,
não vi esse "O terceiro olho" e pelo seu comentário, nem vou ver, hehehehe. E claro que você pode me linkar: agradeço a você por isso.
Beijo.