julho 17, 2007

"Sob o domínio do medo"

(Straw dogs, 1971 - Sam Peckinpah)
David (Dustin Hoffman) é um matemático que se mudou para o interior da Inglaterra em busca de paz para concluir seus estudos. Sua esposa (Susan George), bonita, jovem e sensual demais para os padrões daquela pequena aldeia, começa a mexer com a imaginação da população masculina. O caos se instaura quando o casal resolve contratar o grupo de trabalhadores para reformar sua garagem. Por parecer um fraco (inclusive, sexualmente) no meio de uma comunidade de homens rudes e beberrões, o matemático é cercado por desprezo, inclusive dos seus empregados, que não se intimidam e passam a invadir a vida dos "estrangeiros" de todas as maneiras. O que se vê a partir do momento em que David se sente literalmente acuado é a explosão da ira pela defesa da honra, da propriedade, da própria integridade física e moral. É soco no estômago. É Peckinpah em grande estilo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Demas. Tb adoro esse filme. Só q vi alguns agravantes na situação do Dustin Hoffman que vc não citou: a mulher dele tava meio "entediada" com os estudos do marido e provocou os operários. Até pq ela já era conhecida na cidade e tinha uma certa fama, né? Enfim, tem outro filme do Peckinpah (The Osterman Weekend) que saiu em DVD um tempo atrás e é bom demais tb. Já viu?

Abração,

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

Moa,
é verdade. A esposa do Hoffman tinha sido até namorada de um dos operários, né? Esses comentários-pípulas acabam por deixar escapar alguma coisa mesmo. Meu objetivo é escrever alguma coisa que instigue os visitantes a sentirem vontade de apreciar o filme.
Mas valeu.
Abração