janeiro 13, 2006

"Caiu do céu"

(Millions, 2004 - Danny Boyle)
Depois de covas rasas e extermínios, que surpresa esse novo Boyle. Não que eu não goste da versão - digamos assim - mais hard do diretor; adoro seus filmes anteriores, com exceção de "A praia". O que surpreende em "Caiu do céu" é sua candura de fábula moderna: as aventuras de dois irmãos que - com a morte da mãe - mudam de casa para fugir do passado e se envolvem com uma dinheirama que cai - literalmente - do céu na semana em que o euro passará a ser a moeda oficial do Velho Continente. Trocando em miúdos: eles têm poucos dias para torrar todas aquelas libras antes que elas virem um amontoado de papel sem valor. O que qualquer criança faria com aquilo tudo é fácil imaginar; o que surpreende é a postura de Damian (o irmão mais novo, vivido magistralmente pelo ator-mirim Alexander Nathan Etel, uma autêntica revelação) que, de tanto se interessar pela vida dos santos, tem atitudes quase divinas. O garoto é a alma do filme. Suas conversas imaginárias (?) com os representantes das alturas celestiais (que aparecem em situações bem mundanas, diga-se de passagem) são puro deleite, tanto pelo teor dos diálogos quanto pelo visual das cenas. E a coisa pega fogo de vez quando o dono da fortuna aparece. É difícil relatar o que se destaca mais nesse longa: a fotografia é deslumbrante, o uso da música beira a perfeição, o elenco está afinado (destaque para o garoto Etel, faço questão de frisar novamente), o roteiro é envolvente, a direção conduz a história com graça, objetividade e leveza... Sem sombra de dúvidas, "Caiu do céu" é um grande filme, dos melhores do Boyle e de 2005.

5 comentários:

O Puto disse...

Quanto ao Danny Boyle, teve 2 casos muito felizes (os primeiros) e 2 muito infelizes (os últimos). Este ainda não vi.
Só mais uma pergunta: eras o anfitreão do blog "Sol de Ícaro"? Se sim, benvindo de volta. Ano Novo, Vida Nova. Abraço!

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

Puto, de "A praia" eu não gostei não; mas adorei "Extermínio (28 days later)". Você não gostou dele? Abração.

O Puto disse...

Para te ser sincero, gostei ainda menos do "28 Days Later" do que d'"A Praia". O filme até começa bem, mas depois é sempre a descer. Em termos de filmes recentes com a temática zombie, prefiro de longe o último do George A. Romero.

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

Não vi o último Romero, logo, não dá para comparar. Mas discordo de você: para mim, "28 days later" não perde o ritmo em momento algum. Gosto dos atores, gosto dos cenários... e confesso que levei bons sustos. Mas beleza, problema nenhum em você não ter gostado. Viva a diferença. Abração.

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

Wallace, acho que "Caiu do céu" ainda não chegou ao mercado de dvds. Quanto ao "A praia", disse que não gosto, mas o filme está longe de ser uma bomba. Não vi no cinema (de tanto que detonaram - ops!); assisti em dvd e não achei ruim do tanto que falaram. Só não é dos meus Boyles preferidos. Ainda não vi "Soldado anônimo". Abração.