janeiro 18, 2006

"A noiva cadáver"

(Corpse bride, 2005 - Tim Burton & Mike Johnson)

É sempre com bastante expectativa que aguardo os filmes de Burton (desde "Os fantasmas se divertem", só não vi "O planeta dos macacos"). Mas com essa animação, a sangria foi mais desatada, porque "O estranho mundo de Jack" me conquistara de tal maneira que eu queria muito ver outro desenho do diretor. Expectativas superadas. "A noiva cadáver" tem o humor negro peculiar de Tim Burton (perdão por não citar o Johnson, mas as características de Burton são tão gritantes no filme que nem parece que houve a interferência de outro cineasta). E é uma fábula maravilhosa. E como não seria se a história se refere a uma noiva morta no dia do seu matrimônio e que permanece com o desejo de trocar alianças, ainda que seja com um digno representante do mundo dos vivos? O eleito é Victor, que está prestes a se casar com Victória, numa cerimônia para lá de arranjada por suas famílias, ambas com interesses bem menos nobres que o amor. Ainda assim, o futuro casal - que mal se conhecia - é tocado pelo Cupido. Mas para delírio do público, a obstinação da noiva cadáver leva Victor ao altar na Terra dos Mortos que, ao contrário do mundo dos vivos (escuro, sombrio), é colorido, dançante, divertido (esse Burton!). Abandonada, a noiva viva parte em busca do seu pretendente. A magia desse triângulo amoroso (e inusitado) é tão perfeita que é impossível torcer por um dos possíveis pares. E ainda tem as músicas que vão pontuando a história com sarcasmo e alegria. Burton é mesmo um gênio.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ainda não vi esse filme, mas Burton sempre nos presenteia com belas imagens! Te abraço,

Guiu

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

É isso mesmo, Guiu. Burton é mestre das belas imagens. Que bom te ver por aqui. Abraço.

Unknown disse...

É verdade, Tim Burton é mesmo um génio. Bem vindo de novo à blogosfera!

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

Será que Tim Burton é uma unanimidade?! Valeu pela visita, Harry. Abração.

persefone disse...

pra mim, eu já disse, unanimidade é você. tô doida pra ler seu comentário sobre o "tudo em família". um amigo viu e adorou... minha opinião sobre ele continua a mesma: blergh!
bj-bj,

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

Ainda não vi "Tudo em família"; deve ficar para a semana que vem. Estou indo para Piri hoje à noite e só volto no domingo. Mas vou assistir. Como te disse, achei o trailer interessante. Vamos ver como será o todo. Beijo.