janeiro 26, 2006

"Oliver Twist"

(Oliver Twist, 2005 - Roman Polanski)
Mais uma vez, a adaptação do romance de Dickens para o cinema ficou bacana, correta, respeitosa, cenários e figurinos primorosos, atuações perfeitas (o garoto Barney Clark, de 11 anos, que faz o personagem-título é uma gracinha), fotografia deslumbrante, direção correta. Ainda assim, gostei mais do "Oliver Twist" do David Lean (e olha que já não ficara muito deslumbrado com essa versão em p&b de 1948). Talvez seja porque a fábula do órfão sofrido e bonzinho que foge para Londres e é acolhido por uma gangue de larápios-mirins agenciada pelo inescrupuloso - e asqueroso - Fagin (vivido aqui pelo sempre eficiente Ben "Gandhi" Kingsley) não me toque muito. É tudo muito bonito, bem feito, mas não me toca. Vai entender... Em tempo: o cachorro do picareta Bill Sykes, comparsa do Fagin, é show; um exemplo de como o adestramento de animais tem gerado "personagens" cativantes.

4 comentários:

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

Wallace, perdi "Os produtores" aqui. Depois passo no seu blog para ver se animo a assistir ao filme do Jim Carrey. Abração.

Anônimo disse...

Acredita que não consegui ver esse filme? Tô correndo com trabalho, busca por um lugar pra morar... mas sempre passo para conferir suas palavras! Te abraço,

Guiu

Anônimo disse...

Eu sei, Guiu, eu sei. E sua visita é sempre bem-vinda aqui.Abração e boa sorte com sua(s) busca(s). Abração.

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

Wallace, não consigo chegar ao seu blog pelo link do seu nome aí em cima: chega no "One blog to rule them all" e não abre mais nada. Abração.