fevereiro 06, 2006

"Memórias de uma gueixa"

(Memoirs of a geisha, 2005 - Rob Marshall)

Antes da 2ª Guerra Mundial, uma japonesinha de olhos azuis é vendida pelos pais para uma okiya (casa de gueixas) em Kyoto. Sua trajetória de criada até o posto de gueixa mais cobiçada e invejada do hanamachi (bairro das gueixas) tem apelo de melodrama. Assim, ela - sempre correta e boazinha - enfrenta toda a sorte de maldades e mentiras para tentar conquistar seus sonhos (ainda que um deles - viver um grande amor - seja proibido para uma moça da sua "categoria"). A gueixa de olhos é azuis é vivida pela bela e talentosa Zhang Ziyi (de "O caminho para casa", "O tigre e o dragão" e "O clã das adagas voadoras"). Para mim, um quase-problema do filme é que a antagonista, a gueixa-má, é a ainda mais deslumbrante e igualmente talentosa Gong Li (de "Lanternas Vermelhas", "2046" e "Eros"). Assim, ficava difícil torcer pela mocinha quando essa estupenda vilã entrava em cena. O roteiro linear - e até certo ponto previsível - ganha o reforço de atributos técnicos impecáveis como fotografia, direção de arte e figurinos. O problema é que Rob Marshall não é Zhang Yimou.

2 comentários:

Wallace Andrioli Guedes disse...

Não gostei de Memórias de Uma Gueixa, achei um filme por demais melodramático, apesar de belíssimo visualmente. Também escrevi sobre o filme lá no blog. Passa pór lá ...

Demas disse...

É melodramático mesmo, mas ainda assim deu para curtir o filme numa boa. A história é interessante. Em outras mãos, daria um filme fabuloso (inclusive, comenta-se que - no livro que inspirou o filme - a personagem de Gong Li é menos má e mais sagaz; e a de Zhang Ziyi mais contida). É isso. Abração.